MISA Moçambique e SNJ lançam auscultação pública sobre o Estatuto do Jornalista Moçambicano

Arrancou hoje, a Auscultação Pública Nacional do Estatuto do Jornalista Moçambicano, um passo determinante no processo de definição do enquadramento profissional do jornalismo no país.


O documento, cuja primeira versão foi recentemente aprovada por organizações profissionais do sector de media, encontra-se agora disponível para a recolha de sugestões, comentários e contributos de jornalistas, redacções, organizações do sector, académicos e do público interessado.


O Estatuto, iniciativa do MISA Moçambique e o Sindicato Nacional de Jornalistas, estabelece o perfil, direitos, deveres e princípios deontológicos que orientam o exercício da actividade jornalística em Moçambique e constitui a base necessária para a futura regulamentação da Carteira Profissional, prevista na Proposta de Lei da Comunicação Social actualmente em revisão.


Durante o período de auscultação, que decorre até 6 de Dezembro, o documento será
amplamente partilhado em redacções, associações profissionais e plataformas digitais,
assegurando um processo inclusivo, participativo e transparente em todo o território nacional.


O MISA Moçambique e o SNJ reafirmam o apelo para que jornalistas e demais intervenientes contribuam activamente, de modo a garantir que o estatuto final reflita de forma fiel as necessidades e expectativas da classe jornalística.

Consulte: Estatuto do Jornalista Moçambicano

Maputo, aos 27 de Novembro de 2025