Celebrou-se, ontem, Domingo, 8 de Setembro, em todo o mundo, o Dia Internacional da Literacia, também chamado Dia Internacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1967, pela Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objectivo de destacar a importância da alfabetização como um direito humano fundamental e uma base para o desenvolvimento social e económico. Esta data chama a atenção para os desafios globais ainda enfrentados para a erradicação do analfabetismo, ao mesmo tempo que serve como lembrete para a promoção do compromisso de garantir uma educação para todos.
O 8 de Setembro é sempre uma data para reflectir sobre o estígio da alfabetização um pouco por todo o mundo. Moçambique enfrenta vários desafios em termos de literacia, muitos dos quais são agravados pela pobreza, desigualdade de género e pelo impacto de conflitos armados em algumas regiões do país. A falta de infraestruturas educativas adequadas e a escassez de professores qualificados são obstáculos significativos. Só para elucidar, a província de Nampula, a mais populosa do país, tem uma taxa geral de analfabetismo de 51,8 %, sendo as mulheres a maioria, de acordo com informação partilhada pela esposa do governador da província de Nampula, Ana Mimosa, por ocasião da Semana Internacional da Alfabetização, que decorreu de 1 a 8 de Setembro corrente. Esta situação demonstra a importância de atacar as disparidades regionais e de género no acesso à educação.
O futuro da literacia, em Moçambique, depende de uma abordagem integrada que envolva o governo, as comunidades locais e parceiros internacionais. De facto, ao mesmo tempo que é essencial que sejam feitos investimentos contínuos na educação, especialmente em áreas rurais, também devem ser promovidas campanhas de sensibilização para a importância da educação feminina. A alfabetização é, pois, a chave para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Por ocasião desta data, várias publicações, um pouco pelo mundo, têm destacado como as Nações Unidas estabelecera, seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas em diferentes áreas a serem alcançadas até 2030. Nessas metas, a educação de qualidade é o ODS número 4 e tem como objectivo assegurar o direito à educação de forma inclusiva, para todos os géneros e todas as idades, promovendo um ambiente escolar saudável e que vá além do letramento, tratando o ensino como método de formação cidadã.