Published October 2, 2024
Categories: Intervenções

Celebra-se hoje, 02 de Outubro, a escala mundial, o Dia Internacional da Não-Violência. A data, que transcende fronteiras, religiões, ideologias e culturas, surge com o objectivo de promover a mensagem universal de paz e tolerância, através da resolução de conflitos de maneira não violenta, incentivando a reflexão sobre a necessidade de respeitar os direitos humanos e buscar soluções pacíficas para as divergências. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, através da resolução A/RES/61/271, a data coincide com o aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia e pioneiro da filosofia e estratégia da não-violência, e considerado um dos maiores defensores da resistência pacífica na história moderna. Se vivo, Mahatma Gandhi completaria hoje, 155 anos de idade.

A não-violência é uma filosofia que vai além da simples ausência de violência física. Ela engloba atitudes e acções que evitam a exploração, o ódio e a discriminação, em todas as suas formas. A prática exige autocontrolo e a capacidade de responder à violência e à opressão com resiliência e compaixão, sem ceder à tentação da retaliação. Mahatma Gandhi, o percursor desta filosofia, descreveu a não-violência como “a maior força à disposição da humanidade, uma arma mais poderosa que qualquer outro recurso bélico”.

Na prática, a não-violência pode ser vista em forma de protestos pacíficos, como marchas, boicotes, greves e desobediência civil. Para as Nações Unidas, o 02 de Outubro é uma ocasião para disseminar a mensagem da não-violência, inclusive por meio da educação e da consciencialização pública, de modo a garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência, a nível mundial. Para este ano, as celebrações do Dia Internacional da Não-Violência estão assentes na reafirmação dos valores aos quais Mahatma Gandhi dedicou sua vida: Igualdade, Respeito, Paz e Justiça, tal como afirma o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na sua mensagem alusivo a passagem da data https://www.un.org/en/observances/non-violence-day

Mahatma Gandhi dedicou sua vida à luta pela dignidade humana, contra a opressão, a injustiça e o colonialismo, utilizando exclusivamente a filosofia da não-violência. Gandhi acreditava que a violência só gerava mais violência, e que a verdadeira força residia no poder da paz e da resistência passiva. Sua abordagem foi fundamental para a independência da Índia do domínio britânico em 1947, servindo de inspiração para movimentos sociais e políticos em todo o mundo. Entretanto, o Dia Internacional da Não-Violência não é apenas uma homenagem a Mahatma Gandhi e sua luta, mas uma convocação para a humanidade a reflectir sobre o poder da paz num mundo cada vez mais polarizado e violento. É um lembrete de que a violência não é uma solução para os problemas da sociedade e que o diálogo, a compreensão e o respeito mútuo podem ser as chaves para um futuro mais harmonioso.