O MISA Moçambique tem vindo a constatar, nos últimos tempos, uma crescente onda de ataques cibernéticos a portais de empresas jornalísticas baseadas em Moçambique. Estes casos foram verificados na TV Sucesso, na “Grande Media TV”, uma radiodifusora online, e no Jornal Profundus, baseado no distrito de Nhamatanda, Província de Sofala, Centro de Moçambique.
Em Abril do ano em curso a página da TV Sucesso, por exemplo, desapareceu misteriosamente, deixando mais de um milhão de seguidores sem acesso aos conteúdos da emissora. “Sumiram com a nossa página do Facebook. Não sei por que motivo. Mas nossos engenheiros estão a trabalhar para resolver o problema”, afirmou Gabriel Júnior, Presidente do Conselho de Administração da TV Sucesso.
Os esforços para o resgate da página, de acordo com os gestores daquela estação televisiva, implicaram contactos com o Facebook, “para que explicasse por que razão a página da TV Sucesso havia desaparecido.” Para contornar o problema e evitar que os seus telespectadores fossem privados de aceder à informação, a emissora optou, na altura, por criar uma nova página.Saiba mais em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02AZKNhvkbYCPwDdcw4EetiELDLQRLCfe3WKvqvyveCqrLwywJk3h1rpbCmX78yAjMl&id=100064931580930&mibextid=Nif5oz