O Presidente do Conselho Autárquico de Nampula, Paulo Vahanle, exigiu a retirada da jornalista da Televisão de Moçambique (TVM), Elisa Fernando, e do repórter de imagens José Arlindo. O acto ocorreu durante a apresentação de duas ambulâncias oferecidas à edilidade de Nampula pelo município de Amarante, uma autarquia portuguesa com acordo de gemelagem com o município moçambicano situado no Norte do país.
Num áudio partilhado pela equipa de repórteres afectados, Vahanle justifica a sua atitude com o facto de aquela estação de radiodifusão pública não ter exibido a sua imagem aquando da realização do Id Ul-Fitr, cerimónia que anualmente marca o fim do jejum de 30 dias da comunidade islâmica.
Na mesma cerimónia, o repórter do Wamphula Fax, Areno Fogão, viu o seu telemóvel confiscado pelo Director de Comunicação e Imagem do Conselho Autárquico da cidade de Nampula, Nelson Carvalho, por alegadamente não ter sido dada a autorização aos repórteres para a captação de imagens e som.
Saiba mais em: https://www.misa.org.mz/index.php/destaques/noticias/172-alerta-conselho-autarquico-de-nampula-intimida-jornalistas