Published March 22, 2024
Categories: Intervenções

Cerca de 22 parceiros e colaboradores do Programa IGUAL, implementado pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos, beneficiam, desde esta quinta-feira, 22 de Março, de uma capacitação em matérias de Direitos Humanos. Com duração de dois dias, a capacitação, que termina esta sexta-feira, 22, decorre na cidade de Maputo.
Trata-se de uma capacitação que visa dotar os parceiros e colaboradores do Programa IGUAL de uma sólida compreensão sobre Direitos Humanos e Fundamentais, como valores centrais para a defesa e promoção da dignidade humana. Além de conhecimentos teóricos, a formação também pretende fornecer elementos para uma aplicação prática de Direitos Humanos e Fundamentais, buscando proporcionar uma cultura de respeito e tolerância, incentivando diálogo intercultural e combatendo a discriminação e o preconceito em todas as suas formas.
Espera-se que, depois da capacitação, os beneficiários possam, durante a implementação das actividades do Programa IGUAL, melhorar a abordagem sobre Direitos Humanos e Fundamentais, incluindo o fortalecimento da protecção, respeito e conscientização sobre questões como igualdade, justiça, dignidade e liberdades básicas em todos os níveis da sociedade, incluindo o recurso a instituições e mecanismos nacionais e internacionais.
Falando na abertura do evento, o Director Executivo do Programa IGUAL, Domingos do Rosário, enfatizou a importância da capacitação, destacando como os conteúdos fornecidos serão úteis para o trabalho dos participantes. Por isso, o Director apelou aos participantes a aproveitarem, ao máximo, a capacitação como forma de melhorarem o seu desempenho em prol da defesa e promoção dos Direitos Humanos e Fundamentais, nas suas mais diversas vertentes.
Por sua vez, Tífany Daniel, representante da organização “Saber Nascer” e uma das participantes do evento, considerou a capacitação como uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento sobre os Direitos Humanos, fornecendo ferramentas essenciais para uma advocacia mais eficaz e informada, sobretudo para a sua área de actuação, que são os direitos das mulheres.