Imprimir

matias guente premioO MISA Moçambique tomou, com enorme satisfação, reconhecimento do Jornalista e Editor do Canal de Moçambique, Matias Guente com o Premio Internacional da Liberdade de Imprensa 2021, esta Terça-feira, pelo Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), num leque restrito de quatro jornalistas que se destacaram pelo seu profissionalismo e coragem de exercício das suas funções em contextos de instabilidade e incereza nos respectivos países.

Para o MISA Moçambique, a premiação de Matias Guente representa uma importante inspiração, não só para si, enquanto profissional e o órgão de comunicação social para o qual trabalha (Canal de Moçambique), mas também para toda a classe dos media, num cenário em que exercer o jornalismo no país exige coragem e determinação, face às recorrentes tendências de cerceamento das Liberdades de Imprensa que se assistem.

O prémio atribuído ao Jornalista Matias Guente constitui, igualmente, uma clara mensagem de que o jornalismo é e continuará a ser uma indispensável ferramenta para a construção de uma sociedade altamente infiormada e para a materialização dos diteitos e liberdades constitucionais e universalmente consagrados.


Parabéns, Matias Guente, pela coragem, firmeza e fazer vincar as liberdades de imprensa, em contextos pressões de que tem vindo a sofrer. A sua distinção pela CPJ deve reforçar a sua responsabilidade de servir aos leitores com informação de qualidade e cada vez mais apurada sobre os “desvios” no exercício do poder político em Moçambique.