Imprimir

misa misau abertoO MISA Moçambique procedeou, esta Quinta-feira, em Maputo, a entrega do certificado de mérito, chave de ouro, ao Ministério da Saúde – MISAU, na qualidade de instituição mais aberta de 2021.

O reconhecimento, tornado público recentemente, em Xai-Xai, Província de Gaza, surge na sequência da avaliação do nível de prontidão das instituições públicas na provisão da informação, empreendida pelo MISA Moçambique, à luz da Lei n. º 34/2014, de 31 de Dezembro (Lei do Direito à Informação).


Na ocasião, o Presidente do MISA Moçambique, Fernando Gonçalves, contextualizou os critérios e a metodologia do estudo que conduziu à esta distinção, sublinhando a prontidão demonstrada pelo MISAU na provisão da informação, em tempo útil, ou seja, dentro dos 21 dias previstos na lei, e sem quaisquer questionamentos sobre a finalidade da solicitação.


misa misau aberto 1“Gostaríamos, nesta ocasião, de congratular o Ministério da Saúde pelo nível de partilha e disponibilidade da informação ao público, também, através das plataformas digitais, especialmente o website”, afirmou Fernando Gonçalves.
Por seu lado, o Ministro da Saúde, Armingo Tiago, destacou a relevância da distinção como fruto do reconhecimento do trabalho e profissionalismo demosntrado pelos funcionários e colaboradores do ministério do topo à base, num contexto de crescente demanda de informação precisa e de qualidade sobre a gestão e prevenção da pandemia da Covid-19 no país.


“Prometemos, enquanto MISAU, continuar a providenciar mais e melhor informação aos cidadãos, como forma de valorizar o reconhecimento”, sublinhou o Ministro Armindo Tiago, acrescentando a necessidade de um trabalho coordenado e rigoroso entre os Jornalistas e os Profissionais da Saúde no acto de informar, num contexto em que a propagação de falsas informações constitui uma das maiores preocupações do sector da saúde.