Imprimir

Photo GiléO MISA Moçambique tomou, com profunda tristeza, o conhecimento da ocorrência de um incêndio que destruiu completamente a Rádio Comunitária Monte Gilé, na Província da Zambézia.

O incidente ocorreu por volta das 17 horas desta quarta-feira, 11 de Maio de 2022, e teve como presumível causa um curto-circuito na infraestrutura eléctrica daquela emissora, de acordo com relatos do Coordenador da rádio, Ismael Mussá.

“Foi tudo muito rápido e não deu para salvar nada. O nosso colega, locutor em serviço na altura, viu o fogo a deflagrar numa das tomadas que alimentava o equipamento de estúdio e tudo o que conseguiu foi retirar-se o mais rápido possível da instalação”, afirmou Mussá, acrescentando que, no local, apenas a torre e os dipolos estão intactos. “neste momento não sabemos como iremos reconstruir a rádio. As comunidades do nosso distrito, Gilé, estão privadas de informação”, referiu.

Posicionamento

O MISA-Moçambique solidariza-se com a rádio Monte Gilé e manifesta sua total disponibilidade em colaborar para que, a breve trecho, as suas emissões sejam restabelecidas.

O MISA apela as autoridades locais a agirem, com a máxima brevidade, para apurar as reais causas do incêndio, evitando que a informação preliminar que estará na origem do incidente seja assumida como totalmente verídica. Apela, igualmente, a todos, tanto ao nível individual como institucional, a tudo fazer para que o direito das comunidades de Gilé à informação volte a ser plenamente exercido, dispensado o seu apoio multiforme para a restauração da emissora.