logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

WhatsApp Image 2023 05 08 at 19.39.17

Mais de 50 jornalistas, provenientes de 11 órgãos de comunicação social, sedeados nas cidades de Tete e Moatize, província de Tete, participaram esta sexta-feira (05.05.2023) da capacitação sobre a Liberdade de Imprensa vs Cobertura Eleitoral, promovido pelo MISA-Moçambique, Núcleo Provincial de Tete.

O seminário visava analisar o estágio actual da liberdade de imprensa e cobertura eleitoral assim como o conhecimento aprofundado do pacote de governação descentralizada e busca de soluções para o crescimento colectivo enquanto que defensores da liberdade de imprensa e expressão naquele ponto do país. 

Na ocasião, o Presidente do MISA-Moçambique, Núcleo Provincial de Tete, Onésio Pedro Jó, manifestou a sua preocupação pelo facto de, ainda haver focos de fechamento de fontes de informação oficiais perante aos jornalistas e sublinhou a necessidade do cumprimeito da Lei de Direito à Informação especialmente nos processos eleitorais. “A imprensa cumpre um papel de alto valor na manutenção das estruturas democráticas de um país por isso é chamada o quarto poder”, frisou. 

 Por seu turno, o Director do Gabinete de Governador da província de Tete, Romeu Sandoca, enalteceu o papel da imprensa na consolidação do estado de direito democrático, tendo prometido que, o conselho Executivo Provincial vai envidar esforços para quebrar todas as barreiras que colocam em causa a liberdade de imprensa, nesta parcela do país.

De salientar que foram debatidos, temas como governação descentralizada, ética e deontologia profissional do jornalista e associativismo profissional.

Com o apoio de:

igual partnercesc partnercesc partnercesc partner