Imprimir

IMG 5659Editores e jornalistas seniores, em representação de diversos Órgãos de Comunicação Social do país, aprovaram, nesta quarta-feira, 7 de Agosto, em Bilene província de Gaza, o Código de Conduta de Cobertura Eleitoral.

Com esta aprovação, os princípios estabelecidos pelo código, passam a integrar o Estatuto Editorial dos Órgãos de Comunicação Social aderentes, e passam a ser aplicáveis a estes enquanto entidades empregadoras e veículos de agregação e comunicação de conteúdos noticiosos, e bem assim aos Jornalistas que neles colaborem.


Para além desta novidade, o código foi revisto tendo em atenção as inovações decorrentes das Directrizes da União Africana sobre o Acesso à Informação e Eleições em África, reforço dos métodos de monitoria e acompanhamento, para além da precisão terminológica.


IMG 5654Falando momentos depois da aprovação do Código de Conduta de Cobertura Eleitoral, o Presidente do MISA-Moçambique, Fernando Gonçalves, disse esperar que o processo de cobertura eleitoral deste ano seja um momento de união entre os profissionais da comunicação social e não de instabilidade. “Devemos ser firmes e deixar nossas conveniências e agir como classe”, disse para depois acrescentar que “ aquele que faz mal a um jornalista hoje, amanhã pode fazer mal ao outro”.


O Código de Conduta de Cobertura Eleitoral constitui um modelo de auto-regulação e estabelece as normas e princípios que orientam a cobertura jornalística durante o período eleitoral.


O novo código aprovado é adoptado sob a égide do EISA, MISA-Moçambique e do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).