Promovendo a Liberdade de Expressão em Moçambique​

MISA Moçambique e Comissão Nacional dos Direitos Humanos encerram ciclo de workshops sobre os processos eleitorais e suas consequências em Moçambique

O MISA Moçambique, em parceria com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), encerrou, esta terça-feira (08.07.2025) o ciclo de workshops sobre as dinâmicas dos processos eleitorais e seus impactos no país.

Os encontros, que contaram com o apoio da UNESCO, abrangeram as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, envolvendo cerca de 80 profissionais, entre jornalistas e defensores de direitos humanos.

Para além da partilha de experiências, os workshops tiveram como principal objectivo reforçar as capacidades técnicas e éticas destes profissionais no acompanhamento e intervenção em contextos eleitorais e pós-eleitorais, especialmente em momentos de crise política e social.

Desde as eleições gerais de outubro de 2024, Moçambique enfrenta uma grave crise pós-eleitoral, crise de legitimidade, de confiança, de direitos e de expectativas frustradas. A situação ameaça a governabilidade e a coesão social, caso não sejam encontrados caminhos para superá-la.

Dos três eventos resultaram declarações que reflectem as ideias sobre como Moçambique pode, de maneira realista e inclusiva, sair deste período sombrio e caminhar em direção à paz, à liberdade, à justiça e ao fortalecimento das instituições democráticas.

Newsletter

Registe-se e receba actualizações por email