Promovendo a Liberdade de Expressão em Moçambique​

Tendência da cobertura dos media na primeira semana da campanha eleitoral de 2019

O Sindicato Nacional dos Jornalistas; o MISA-Moçambique e o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) têm vindo a promover um conjunto de actividades como forma de garantir uma cobertura profissional da campanha eleitoral e que permita aos cidadãos eleitores formularem opiniões de qualidade (e não deturbadas) sobre as actividades de campanha dos candidatos.

Para além das formações realizadas, a mais de 120 jornalistas a nível nacional; o MISA e o SNJ, com o apoio do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África, promoveram a revisão e uma ampla divulgação do código de conduta na cobertura eleitoral.

O SNJ, MISA e CEC instalaram um gabinete de monitoria da cobertura eleitoral de 2019, que está a avaliar o nível de profissionalismo e a tendência dos jornais na cobertura das actividades dos partidos políticos e dos candidatos. A monitoria está a ser feita a partir de um quadro de mais de 18 variáveis de análise de conteúdo, baseadas nos padrões profissionais, no Código de Deontologia Profissional e no Código de Conduta na Cobertura Eleitoral.

Conforme a tabela abaixo, foram avaliados 16 meios de comunicação, dos quais 5 jornais diários; 7 semanários e quatro meios de radiodifusão, sendo a rádio pública e três televisões.

meios avaliados

Este relatório oferece os resultados da primeirasemana da campanha eleitoral, de 31 de Agosto a 06 de Setembro de 2019. São apresentadas duas das principais variáveis para, a título ilustrativo, mostrar a tendência da cobertura dos candidatos: o tempo/ espaço dedicado a cada partido político e a orientação/ tom da cobertura aos candidatos. Conforme mostra a tabela abaixo, foram recolhidas e analisadas 643 unidades referentes à cobertura da campanha dos candidatos.

Veja mais detalhes: MISA Newsletter 01 – Eleicoes 2019

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