aim logo

Super User

Super User

Data da declaração: 18/01/2021

Data da verificação: 16/01/2020

Circulam nas redes sociais imagens de uma vacina injetável contra a Covid-19, de nome Remdesivir, supostamente destinada exclusivamente aos países africanos (Angola, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Chade, Comores, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Moçambique, entre outros). Nos termos de utilização da referida vacina, dispõe-se de forma expressa que a sua distribuição é proibida nos Estados Unidos da América, Canadá e União Europeia.

quinta-feira, 17 dezembro 2020 12:42

MISACheck

Data da declaração: 22 de Novembro de 2020

Data da verificação: 29 de Novembro de 2020

Etiqueta: Falsa

Circula nas redes sociais que quem testa positivo para o HIV, automaticamente vai testar positivo para Covid-19.

O MISACHECK em parceria com o MOZCHECK pesquisou sobre o assunto, tendo constatado a escassez de dados que relacionam a Covid-19 e ao HIV. A OMS  pronunciou-se, em Março  de 2020, acerca do assunto, tendo informado que até o referido  momento, não se sabia e não haviam evidências de que o HIV aumenta a probabilidade de contágio com a Covid-19. Outrossim, Estudos recentes realizados em diferentes partes do mundo evidenciaram que as pessoas com HIV não têm mais probabilidades de contrair o Coronavírus ou desenvolver doenças graves quando comparadas a pessoas HIV negativas.

Data da declaração: 07 de Novembro de 2020

Data de verificação: 15 de Novembro de 2020

Etiqueta: Informação em Análise

Circula nas redes sociais uma mensagem segundo a qual a Córnea humana pode nos proteger do vírus da Covid-19.

O MISACHECK em parceria com o MOZCHECK pesquisou sobre o assunto tendo constatado que existe um novo estudo que relaciona a córnea humana a probabilidade de resistência a infecção pela Covid-19.

Data da declaração: 5 de Novembro de 2020

Data da verificação: 8 de Novembro de 2020

Etiqueta: Parcialmente Verdadeiro

Circula nas redes sociais uma informação segundo a qual a Universidade de Harvand afirma que o acto sexual acarreta um risco de transmissão da Covid-19.

O MISACHECK em parceria com o MOZCHECK pesquisaram acerca tendo constatando a existência do estudo acima mencionado dos cientistas da Universidade de Harvard, publicado em Julho de 2020, no Annals of Internal Medicine.

Data da declaração: 07 de outubro de 2020

Data da verificação: 08 de Outubro de 2020

Etiqueta: Verdadeira

Está declaração conta no Jornal Notícias, Edição N.° 31.110 da quarta-feira, 07 de Outubro de 2020.

A referida informação encontra-se na página inicial do Jornal nos seguintes termos:

"Não. os secadores de mãos não são eficazes para matar o novo coronavírus.
(...)"

Armindo Tiago, ministro da Saúde, revelou esta terça-feira (13/10/20) que está infectado pela COVID-19, através de um comunicado de imprensa publicado na página oficial do Ministério da Saúde “Venho revelar publicamente que o meu teste da COVID-19 resultou positivo. Não tenho sintomas, encontro-me física e mentalmente bem. Estou infectado, mas não doente”.

Data da declaração: 13/10/20

Data da verificação: 14/10/20

Etiqueta: Verdadeiro

No âmbito da parceria entre o MISACHECK e MOZCHECK verificamos o discurso do ministro da saúde, Armindo Tiago proferido no dia 13/10/20, depois de testar positivo à COVID-19.

No discurso do ministro da saúde, iremos verificar uma parte “Estou infectado, mas não doente”. Será?

Data da declaração: 06/10/20

Data da verificação: 13/10/20

Etiqueta: Verdade

Esta notícia surge no contexto da reabertura da fronteira da Ressano Garcia entre Moçambique e a África do Sul, depois de algum tempo fechada como forma de conter a propagação do novo coronavírus (COVID-19) que afecta o mundo.