O Jornalista do portal online “Pinnacle News”, Arlindo Chissale, encontra-se desde a última terça-feira (25) detido e incomunicável, num acto alegadamente protagonizado pelas autoridades governamentais do distrito de Balama, em Cabo Delgado, Norte de Moçambique.
Fontes próximas do jornalista relatam que o facto ocorreu quando este captava imagens de instituições públicas daquele distrito, ao que as autoridades interpretaram como sendo um acto com fins obscuros. Familiares do jornalista, baseados em Pemba, sabe o MISA, não conseguem contactar o jornalista desde a última terça-feira.
Contactado pelos familiares do jornalista, o Administrador daquele distrito, Edson Lino, confirmou a detenção de Arlindo Chissale, garantindo, por outro lado, que seria liberto. São escassas as informações sobre o paradeiro de Arlindo Chissale, mas o MISA continua a investigar o sucedido.
Posicionamento
O MISA Moçambique exige a libertação imediata do Jornalista Arlino Chissale. O MISA entende que a captação de imagens de instituições públicas, por jornalistas é um procedimento típico da profissão e insere-se no processo de recolha de informação para posterior processamento e publicação. O MISA faz lembrar que é de lei e constitucionalmente consagrado o livre acesso às fontes e aos locais públicos no exercício da actividade jornalística. Faz saber, ainda, que irá accionar todos os mecanismos ao seu dispor para a localização do jornalista e o apuramento das responsabilidades dos envolvidos neste atentado contra a independência jornalística.