Tema: Media em Tempos de Crise: Uma reflexão sobre as Eleições Gerais de 2024
Data: Quarta-feira, 09 de Abril de 2025
Hora: 09:00
Local: Maputo
A mesa redonda discutirá a cobertura da media em tempos de crise, abordando a segurança dos jornalistas e a disseminação de desinformação e discurso de ódio. Serão também apresentados os resultados do Estudo de Avaliação da Media em Moçambique, oferecendo detalhes sobre o cenário da media no país.
Partícipe através de:
https://mediasupport-org.zoom.us/j/95094368606?pwd=mHD4cscRd8Y5XWnBNuHHIaelmDe9u3.1
ID : 950 9436 8606
Senha : 172047
-------------------------------------
Multi-sector Roundtable
Topic: Media in Times of Crisis: A Reflection on the 2024 General Elections
Date: Wednesday, 9 April 2025
Time: 09:00
Location: Maputo
The roundtable will discuss media coverage in times of crisis, addressing the safety of journalists and the spread of disinformation and hate speech. The results of the Media Assessment Study in Mozambique will also be presented, offering details on the media landscape in the country.
Join via:
https://mediasupport-org.zoom.us/j/95094368606?pwd=mHD4cscRd8Y5XWnBNuHHIaelmDe9u3.1
ID: 950 9436 8606
Passcode: 172047
No Dia Internacional do Fact-Checking, o MISA Moçambique reforça a necessidade de um compromisso coletivo no combate à desinformação. A disseminação de informações falsas representa uma ameaça à democracia e à estabilidade social, daí que, é essencial o engajamento de jornalistas, plataformas digitais e cidadãos na defesa da verdade.
O MISA Moçambique apelou ao Parlamento para que assuma um papel mais activo na monitoria das liberdades de imprensa e de expressão e pressione as autoridades a investigar e esclarecer casos de violações contra jornalistas e órgãos de comunicação social.
O MISA Moçambique tomou conhecimento, com profunda tristeza, do desaparecimento físico do jornalista e membro desta agremiação, Luciano da Conceição Jamisse, ocorrido na noite de quarta-feira, 12 de março, na província de Inhambane.
O MISA Moçambique tomou conhecimento da decisão do Tribunal Judicial de Nampula que condenou o antigo chefe das operações da Polícia Municipal, Adelino Fernando, a uma pena de dois meses de prisão convertidos em multa, e ilibou o ex-comandante da corporação, Oliveira Maneque, no caso de agressão ao jornalista Faizal Abudo, ocorrido em Junho de 2021.
O MISA Moçambique – Núcleo Provincial de Inhambane tem acompanhado, com preocupação, os ataques físicos e verbais contra jornalistas durante a cobertura das manifestações que ocorrem na província, inicialmente motivados pela crise pós-eleitoral, os protestos agora também denunciam o elevado custo de vida.
O MISA Moçambique, Capítulo Moçambicano do Instituto de Comunicação Social da África Austral, e a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) manifestam preocupação com o aumento das agressões contra jornalistas em Moçambique, especialmente no contexto da crise pós-eleitoral.
O MISA Moçambique encerrou, na passada quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, em Maputo, a primeira edição do Fórum de Media, reafirmando seu compromisso com a promoção da sustentabilidade na comunicação social.