logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

IbraimoMbarucoO MISA Moçambique assinala hoje, dia 7 de Abril de 2021, a passagem do primeiro aniversario desde o desaparecimento forçado do jornalista Ibraimo Mbaruco, na vila de Palma.
Por esta ocasião, o MISA Moçambique lamenta que todos os esforços visando localizar o jornalista, incluindo através de contactos ao mais alto nível do Governo e das instituições de administração da justiça da República de Moçambique, resultaram em fracasso.

jornalistas agredidosO MISA-Moçambique tomou conhecimento da agressão do Jornalista Anfonso Chavo e do operador de câmara, Sebastião Ngomane, ambos da STV, esta Sexta-feira (05.02.2021), em Maputo, pelo proprietário da Rayan Pastelaria e Restaurante.

O facto ocorreu por volta das 19:40 minutos, quando a equipa da STV se preparava para entrevistar uma jovem funcionária daquele estabelecimento de restauração, sobre o recolher obrigatório na região do “Grande Maputo”, decretado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no quadro das medidas de contenção da pandemia da Covid-19.

calane da silvaFoi com muita dor e pesar que o MISA-Moçambique tomou conhecimento do desaparecimento físico do Jornalista e escritor Calane da Silva, ocorrido no dia 29 de Janeiro, na cidade de Maputo.
A morte de Calane da Silva, aos 76 anos de idade, representa uma perda irreparável para o jornalismo, para as artes e letras e para a academia moçambicana.