logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

misa governo prioridades legislativas seguranca dadosO MISA-Moçambique e o Governo, representado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, reuniu, esta Segunda-feira (28.09.2020), em Maputo, quadros e especialistas em ciber-segurança e direitos digitais, bem como Organizações da Sociedade Civil, para discutir e aprofundar as acções de regulação na área de segurança e protecção de dados pessoais no país.

relatorio transparencia 2020Celebra-se, hoje, o Dia Internacional do Acesso à Informação. Para o efeito, o MISA Moçambique, produziu dois estudos sobre o acesso à informação. O primeiro avalia a abertura das instituições para o acesso à informação de interesse público (Abertas e Fechadas 2020) e o segundo analise os níveis de pedidos de acesso à informação feitos pelos cidadãos entre 2017-2020 e as respectivas respostas dadas pelas instituições aos peticionários.

jornalistas sequestradosO MISA Moçambique recebeu, com preocupação, a informação sobre o rapto do jornalista Luciano da Conceição, correspondente da DW em Inhambane, ocorrido na noite do último domingo na cidade de Maxixe. Na mesma noite, na Cidade de Nampula, o jornalista da TV Sucesso, Leonardo Gimo, sofreu um atentado, no qual lhe foi arrancada a sua câmara de filmar, em plena via pública.