logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

Relatorio Monitoria dos Media sobre Determinantes Sociais de Saude pdf

A análise de cobertura dos media sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) foi realizada em cinco órgãos, particularmente do jornalismo impresso, sendo dois diários, o Notícias e O País, e três semanários, o Domingo, o Magazine Independente e o Savana.

Articulando diferentes indicadores de análise de conteúdo, a monitoria da cobertura dos media buscou, sistematicamente, mostrar até que ponto os media exerceram seu papel na cobertura dos casos de saúde, com particular destaque para a COVID-19, de forma profissional e respeitando a deontologia e ética, bem como à obediência aos recursos normativos.

Para uma eficiente análise, aplicaram-se procedimentos apropriados de análise de conteúdo, como pode ser observado no capítulo metodológico, onde é mostrado o procedimento que conduziu a produção dos resultados aqui reflectidos, apresentados em forma de tabelas de frequências, descritas de forma breve no capítulo dos resultados. Com base nos resultados apresentados, a equipa chegou às conclusões apresentadas neste sumário.

As conclusões apresentadas por este meio tiveram como base uma análise estatística, assumindo um universo de 310 peças difundidas por todos os meios ao longo dos seis meses de análise (Janeiro a Junho de 2022). Os meios diários produziram cerca de 283 peças e os semanários 27.

Click o link para ler o texto na integra: https://www.misa.org.mz/index.php/publicacoes/relatorios/covid-19/135-relatorio-monitoria-dos-media-sobre-determinantes-sociais-de-saude-no-contexto-da-covid-19-em-mocambique

Com o apoio de:

igual partnercesc partnercesc partnercesc partner