O MISA Moçambique realiza, esta quarta-feira (03), em Maputo, a conferência Nacional alusiva ao 03 de maio, dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Sob o lema “Moldando o futuro dos Direitos: a liberdade de expressão como o pilar dos demais Direitos Humanos”, o evento visa reflectir sobre os desafios do sector dos media em Moçambique, sobretudo nos capítulos de regulação do mercado e do espaço cívico, violações contra os jornalistas, assim como a sua segurança, tanto no ambiente físico e digital.
Veja o vídeo: https://youtu.be/42zJh9MktzQ
Um dos momentos mais altos da conferência, além dos discursos e debates com importantes actores e parceiros, será o lançamento do relatório anual intitulado “Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos em Moçambique: Das violações contra Jornalistas à vulnerabilidade dos cidadãos no ambiente online”.
Leia aqui: pdf Relatório sobre a liberdade de imprensa e DH em moçambique 2022 (1.85 MB)
O relatório resulta de uma pesquisa encabeçada pelo MISA, e procura identificar as principais manifestações das violações contra jornalistas em 2022 das violações dos Direitos Humanos dos Cidadãos na era digital suportada pela internet.