Cerca de 40 jornalistas das províncias de Tete e Zambézia beneficiaram, esta semana, de uma capacitação em matérias de Media e Eleições, uma iniciativa do MISA Moçambique, em parceria com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A capacitação, de dois dias (4 e 5 de Julho), decorreu na província de Tete, centro de Moçambique, com o objectivo de contribuir para uma cobertura jornalística responsável dos processos eleitorais 2023/2024.
No final do treinamento, o Presidente do Núcleo provincial do MISA em Tete, Onésio Jó, afirmou que a capacitação aumentou os conhecimentos e habilidades dos jornalistas na cobertura de processos eleitorais.
Por seu turno, Daud Daudo Ibramugy, Vogal da CNE, destacou a relevância dos conteúdos ministrados, reiterando a permanente necessidade do respeito aos princípios éticos e deontológicos do jornalismo na cobertura eleitoral.
Para Anabela Repolho, jornalista da Rádio Índico, uma das beneficiadas da formação, o treinamento serviu para rever e discutir conceitos e práticas profissionais dos media, para que os cidadãos sejam informados com rigor e isenção nos processos eleitorais.
Esta é a primeira fase da capacitação na zona Centro do país, que será concluída com a formação dos jornalistas das províncias de Manica e Sofala e, posteriormente, na zona norte. No final do treinamento, espera-se capacitar 225 jornalistas.
Maputo, aos 06 de Julho de 2023