Reunida em Maputo, este sábado, 22 de Junho, em sessão ordinária, a Assembleia Geral do MISA Moçambique aprovou, por unanimidade e consenso, os relatórios de actividades e financeiros referentes aos anos de 2022 e 2023 e o plano de actividades de 2024.
Foram cerca 30 membros do MISA que, último sábado, sentaram-se à mesma mesa para discutir o presente e o futuro desta organização de defesa e promoção das Liberdades de Imprensa, de Expressão e do Direito à Informação. Durante esta Assembleia-Geral ordinária, foram apresentados, de forma detalhada, os relatórios de actividades desenvolvidas pelo MISA-Moçambique ao longo dos últimos dois anos, assim como os respectivos relatórios financeiros.
Com a apreciação positiva dos relatórios pelo Conselho Fiscal do MISA, a Assembleia aprovou os documentos por consenso e unanimidade. Além dos relatórios, a sessão do final de semana também serviu para a apresentação do plano de actividades referente ao ano de 2024. Trata-se de um plano que inclui diversas iniciativas destinadas a promover as Liberdades de Imprensa e de Expressão, o Direito à Informação e o fortalecimento da capacidade dos media e dos jornalistas em produzir e divulgar informações de interesse público e de qualidade.
A monitoria e denúncia das violações contra as Liberdades de Imprensa e de Expressão, e do Direito à Informação; a prestação de assistência jurídica a jornalistas vítimas das violações; a contínua formação de profissionais de comunicação social; a promoção de um espaço digital seguro para os cidadãos, incluindo o combate à desinformação, continuam na lista das principais actividades do MISA em 2024.
Outro ponto da Assembleia-Geral de sábado foi o funcionamento dos Núcleos Provinciais do MISA. Com efeito, foram revisitadas as directrizes que orientam o processo de descentralização e fortalecimento das operações do MISA a nível local, de modo a garantir uniformidade e eficácia das actividades desenvolvidas em todas as províncias do país.
Maputo, 24 de Junho de 2024