Com olhos postos nas Eleições Gerais de 2024, que entram já para a sua fase decisiva, o MISA Moçambique está a formar, desde esta segunda-feira até a próxima sexta-feira, profissionais de diversos órgãos de comunicação em matérias de jornalismo de dados e eleições. São 20 jornalistas oriundos de quase todo o país que estão a beneficiar de um curso online sobre a cobertura eleitoral.
A formação de cinco dias, que conta com apoio da Embaixada da Noruega, visa reforçar o papel dos jornalistas e dos media enquanto actores fundamentais na promoção da cidadania, da transparência e de uma informação credível sobre os processos políticos, particularmente as Eleições Presidenciais, Legislativas, para as Assembleias Provinciais e para Governador de Província de Outubro próximo.
Falando na abertura do curso, na manhã desta segunda-feira, o director executivo do MISA Moçambique, Ernesto Nhanale, explicou que a iniciativa visa promover a participação jornalística nas eleições, em prol da transparência do processo. De acordo com o director executivo do MISA, treinar profissionais de comunicação sobre jornalismo de dados e eleições é uma forma de garantir a produção de informações de qualidade, baseada em factos, o que é essencial para o exercício da cidadania no contexto eleitoral.
Para Ernesto Nhanale, mais do fazer a cobertura das eleições, o jornalista deve ser capaz de garantir que as informações difundidas durante todo o processo eleitoral sejam credíveis de modo a mobilizar e sensibilizar os eleitores para uma participação activa e consciente nas eleições, sendo por isso o MISA tem levado a cabo iniciativas como esta.
Maputo, 22 de Julho de 2024