A sustentabilidade dos media, na era da digitalização, é um dos grandes desafios da actualidade. Por isso, o Fórum dos Media, Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento, organizado pelo MISA Moçambique, não podia passar à margem deste que é um dos temas da actualidade. No segundo painel do Fórum, que teve lugar esta terça-feira, gestores de empresas de media discutiram sobre o modelo de negócios no sector, apontando caminhos para a autossuficiência das empresas de comunicação social na era da digitalização.
O painel desta terça-feira, subordinado ao tema “sustentabilidade dos media na era da digitalização”, começou com a intervenção de um especialista zimbabwiano na gestão de media digital, o jornalista Lesley Moyo. Para o orador, as organizações de media precisam se adaptar para seguir a audiência, que está cada vez mais no espaço online.
A readaptação, disse, não deve ser apenas no formato, mas, também, no conteúdo. “Não basta replicar as histórias do jornal no digital. É necessário criar experiências que atraiam o público moderno", disse Lesley Moyo, dando exemplo da necessidade da produção e divulgação de notícias em tempo real como forma de engajar as audiências.
Para Moyo, a falta de adaptação rápida, por parte de algumas empresas de media, impede o acesso a receitas geradas no espaço online, tendo ressaltado a importância da publicidade digital e do aproveitamento de ferramentas analíticas para entender melhor o comportamento do público. “Os influenciadores, com milhares de seguidores, estão absorvendo parte significativa das receitas publicitárias. As organizações de media precisam se reinventar e investir em estratégias para ampliar seu alcance e atractividade”, afirmou.
Por sua vez, o director editorial da Mediacoop, Fernando Gonçalves, destacou como as transformações tecnológicas podem ser oportunidades para reduzir custos operacionais e permitir que jornalistas foquem na criação de conteúdos de alta qualidade. Para Gonçalves, a adopção do modelo multimedia é uma alternativa viável para a sustentabilidade dos media na era da digitalização. Trata-se de um modelo que combina texto, áudio e visual, permitindo que os anunciantes, por exemplo, diversifiquem suas campanhas e, assim, contribuam para a viabilidade económica das redacções. Contudo, a fonte alertou sobre a resistência das empresas de media à mudança.
Depois das discussões, os participantes foram unanimes na ideia de que, para garantir sua sustentabilidade, os meios de comunicação precisam adoptar novas estratégias, como a diversificação de receitas, investimento em tecnologia e capacitação contínua de jornalistas. A inteligência artificial, por exemplo, foi apontada como uma aliada que pode reduzir custos operacionais e permitir que os jornalistas foquem na produção de conteúdos de qualidade.
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