O MISA Moçambique e seus parceiros vem por meio deste, informar que a Gala de Premiação dos Jornalistas vencedores dos prémios de jornalismo MISA-Moçambique da primeira edição do Fórum de Media, Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento(Media Fórum), irá decorrer amanhã, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025.
A cerimónia de premiação faz parte da primeira edição do Media Fórum, uma iniciativa pioneira do MISA-Moçambique instituída como um espaço agregador dos diversos actores interessados na promoção e desenvolvimento do papel do jornalismo na sociedade, enquanto um pilar importante do desenvolvimento, promoção da democracia e dos Direitos Humanos. O evento reunirá 100 convidados, incluindo profissionais e gestores de media, reguladores, activistas, académicos e estudantes, reconhecendo o papel fundamental do jornalismo na promoção da democracia, transparência e direitos humanos.
Durante a cerimónia, serão entregues prémios em quatro categorias principais, (Jornalismo Investigativo “Liberdade de Imprensa”, Jornalismo e Direitos Humanos, Jornalismo Económico e Negócios e Jornalismo Ambiental e Diversidade). Os prémios serão atribuídos aos melhores trabalhos jornalísticos, independentemente do tipo de órgão de comunicação social, em reconhecimento à qualidade, impacto e relevância das matérias produzidas. O vencedor do Prémio Jornalismo Investigativo “Liberdade de Imprensa” terá 150 mil meticais, que é o prémio principal do MISA-Moçambique. Os vencedores das restantes categorias terão 100 mil meticais.
As premiações reflectem o compromisso do MISA Moçambique e de seus parceiros em reconhecer profissionais de comunicação social que se destacam na promoção dos valores da democracia, tais como governação, integridade, transparência, liberdade de imprensa, direitos humanos, economia, ambiente, saúde, entre outros temas de interesse público.
De frisar que o Fórum dos Media é uma iniciativa inovadora do MISA Moçambique, criada como um espaço de diálogo e reflexão que reúne diversos actores sociais comprometidos com o desenvolvimento do jornalismo como um pilar essencial para o progresso social, promoção da democracia e dos direitos humanos. O evento que se pretende anual tem como objectivo, estimular a competitividade, valorização e reconhecimento dos profissionais de comunicação social; promover a liberdade de imprensa e fomentar boas práticas de reportagem, gestão e inovação na indústria de comunicação social, contribuindo para a sustentabilidade do sector.
Maputo, aos 12 de Fevereiro de 2025