aim logo

Items filtered by date: novembro 2020

Data da declaração: 22 de Novembro de 2020

Data da verificação: 29 de Novembro de 2020

Etiqueta: Falsa

Circula nas redes sociais que quem testa positivo para o HIV, automaticamente vai testar positivo para Covid-19.

O MISACHECK em parceria com o MOZCHECK pesquisou sobre o assunto, tendo constatado a escassez de dados que relacionam a Covid-19 e ao HIV. A OMS  pronunciou-se, em Março  de 2020, acerca do assunto, tendo informado que até o referido  momento, não se sabia e não haviam evidências de que o HIV aumenta a probabilidade de contágio com a Covid-19. Outrossim, Estudos recentes realizados em diferentes partes do mundo evidenciaram que as pessoas com HIV não têm mais probabilidades de contrair o Coronavírus ou desenvolver doenças graves quando comparadas a pessoas HIV negativas.

Published in Saúde

Data da declaração: 07 de Novembro de 2020

Data de verificação: 15 de Novembro de 2020

Etiqueta: Informação em Análise

Circula nas redes sociais uma mensagem segundo a qual a Córnea humana pode nos proteger do vírus da Covid-19.

O MISACHECK em parceria com o MOZCHECK pesquisou sobre o assunto tendo constatado que existe um novo estudo que relaciona a córnea humana a probabilidade de resistência a infecção pela Covid-19.

Published in Saúde

Data da declaração: 5 de Novembro de 2020

Data da verificação: 8 de Novembro de 2020

Etiqueta: Parcialmente Verdadeiro

Circula nas redes sociais uma informação segundo a qual a Universidade de Harvand afirma que o acto sexual acarreta um risco de transmissão da Covid-19.

O MISACHECK em parceria com o MOZCHECK pesquisaram acerca tendo constatando a existência do estudo acima mencionado dos cientistas da Universidade de Harvard, publicado em Julho de 2020, no Annals of Internal Medicine.

Published in Saúde