aim logo

Items filtered by date: março 2025

Vasco Dava

A ALEGAÇÃO

Esta a viralizar, desde a tarde de ontem, 19 de Março, uma informação alegando que o jornalista da TV Sucesso, Vasco Dava, teria sido agredido por um segurança do primeiro-ministro enquanto tentava entrevistar Adriano Maleiane. Diversos internautas estão a reproduzir a publicação como se pode ver aqui e aqui, acompanhada de um vídeo de cerca de 2 minutos, extraído do Jornal Principal da TV Sucesso, no qual aparece um GC (gerador de caracteres) com o seguinte conteúdo: ‘‘Seguranças do Maleiane bloqueiam jornalista: Segurança do Primeiro-Ministro agride repórter da TV Sucesso’’.

 

OS FACTOS

Entretanto, embora o episódio de agressão ao jornalista Vasco Dava tenha realmente ocorrido, a informação compartilhada recentemente foi retirada do seu contexto original. Aliás, para começar, Adriano Maleiane, referido na alegação, já não é primeiro-ministro, tendo sido substituído por Benvinda Levi. Mais ainda, ao que constatou a verificação do MisaCheck, o episódio que está agora a viralizar nas redes sociais digitais em particular no Facebook, ocorreu a 25 de Maio de 2024. Na altura, a televisão produziu uma peça noticiosa sobre o caso, expressando seu posicionamento diante do ocorrido, conforme se pode ver aqui.

Mesmo assim, o MisaCheck contactou o jornalista Vasco Dava, que relatou ter recebido diversas mensagens e ligações de solidariedade sobre o caso, o que inicialmente o deixou confuso. Somente após acessar ao Facebook percebeu que o vídeo da reportagem estava a circular novamente. Com efeito, ele confirmou que essa reportagem é do ano passado, durante um episódio que aconteceu na Assembleia da República, quando eu tentava entrevistar o ex-Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane’’.

Published in Política

 

FES

 

A ALEGAÇÃO

Desde o dia 13 de março, circulam informações afirmando que uma conferência sobre democracia teria sido organizada pela UNITA em parceria com a Fundação Friedrich Ebert em Benguela. A alegação ganhou destaque após a ampla divulgação do impedimento da entrada em Angola do ex-candidato presidencial moçambicano Venâncio Mondlane. Estas informações estiveram a circular em órgão de comunicação como o Integrity Magazine e em algumas paginas de facebook, como se pode ver aqui e aqui.

 

OS FACTOS

Entretanto, não constitui a verdade que a Fundação Friedrich Ebert, esteve envolvida na organização do evento como parceira.

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, confirmou ao MisaCheck que ‘‘os encontros foram organizados sob a responsabilidade da Brenthurst Foundation, com o patrocínio da Fundação Konrad Adenauer e do World Liberty Congress’’. Além disso, Adalberto Costa Jr. enviou-nos a Declaração Conjunta da Plataforma para Democratas Africanos (PAD), documento no qual se esclarece que o evento realizado no dia 14 de março em Benguela, intitulado "O Futuro da Democracia na África", foi uma iniciativa da PAD, uma organização composta por um consórcio internacional de democratas, incluindo a Brenthurst Foundation e o World Liberty Congress. O objectivo do evento era dar continuidade a encontros anteriores realizados pela PAD em Gdansk, na Polônia, e na Cidade do Cabo, na África do Sul, nos quais se discutiram formas de promover maior transparência e responsabilização democrática diante do crescimento do autoritarismo no continente africano, como se pode ler nas fotos abaixo.

Captura de ecrã 2025 03 17 112909   Captura de ecrã 2025 03 17 112943

Ademais, o evento estava programado para contar com a presença de diversos ex-chefes de Estado e dignitários, membros do governo, líderes da sociedade civil e representantes de partidos de oposição. Entretanto, houve um incidente no aeroporto internacional 4 de fevereiro em Luanda, Angola, o que comprometeu a participação de alguns convidados, como se pode ver aqui.

Published in Política