aim logo

Items filtered by date: outubro 2025

Diapositivo1

 

A ALEGAÇÃO

Circulam em algumas plataformas digitais informações que afirmam que o Presidente da República, Daniel Chapo, assegurou que o terrorismo em Cabo Delgado “está em fase terminal”. Segundo as publicações, o Chefe de Estado teria reafirmado, numa conferência de imprensa realizada em Genebra, que os dias dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado estão contados, como se pode ver aqui

 

OS FACTOS

Entretanto, esta informação é distorcida. O Presidente Daniel Chapo não afirmou que o terrorismo em Cabo Delgado está em fase terminal. Na verdade, durante a conferência de imprensa em Genebra, o Chefe de Estado disse:

 “O que eu sei dizer é que existe uma teoria segundo a qual tudo que tem princípio tem fim… um dia vai terminar… Então, se o terrorismo também começou, um dia vai terminar. Agora, o que não se sabe é quando vai terminar.”

Ou seja, o Presidente não garantiu que o terrorismo esteja perto do fim, mas sim expressou esperança e convicção de que o conflito eventualmente cessará, sem indicar prazos ou fazer qualquer anúncio oficial sobre o termino do terrorismo.

Published in Política

 

Captura de ecrã 2025 10 16 160909

A ALEGAÇÃO

Circula desde quarta-feira, 15 de Outubro, de forma persistente nas redes sociais digitais, uma informação que alega que o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, suspendeu a compra de aeronaves da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e interrompeu o projecto ambicioso do Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, como uma medida para proteger os recursos públicos do Estado, como se pode ler aqui. Segundo as publicações, o Chefe do Estado teria tomado essa decisão para travar um plano do ministro, que previa a aquisição de seis aviões até dezembro deste ano, como parte do processo de revitalização da companhia aérea nacional. Os replicadores dessa informação afirmam ainda que a notícia teria sido publicada por um órgão de comunicação oficial, citando o jornal O País, do grupo SOICO, como se pode ver aqui.

 

OS FACTOS

Entretanto, esta informação não corresponde à verdade. O jornal O País de facto publicou, na sua edição do dia 15 de outubro, uma notícia relacionada com o tema, mas cometeu um equívoco de interpretação sobre as declarações do Presidente da República. A verificação feita pelo MISACheck, constatou que o Presidente da Republica, não anunciou recentemente a suspensão da compra de aviões da LAM, nem tomou qualquer nova decisão sobre o assunto.De acordo com o discurso proferido pelo Chefe do Estado na Cerimónia de Encerramento da Conferência Nacional sobre o Combate à Corrupção, realizada no dia 14 de outubro, na cidade de Maputo, o Presidente apenas reafirmou uma decisão que já havia sido comunicada anteriormente, no Informe Presidencial dos Primeiros 100 Dias de Governação. Na ocasião, Daniel Chapo recordou que o Governo havia decidido suspender temporariamente a compra de aeronaves pela LAM, não por falta de ambição, mas por respeito aos princípios de transparência e integridade que devem guiar o uso dos recursos públicos.

O Presidente afirmou:

“Anunciámos, quando prestávamos contas aos contribuintes, que é o povo moçambicano, em torno dos Primeiros 100 Dias do Nosso Governo, a suspensão da compra de aviões pela LAM, naturalmente não por falta de ambição, mas por respeito aos princípios que sustentam um Estado forte, ético e íntegro.” Portanto, não há qualquer nova decisão presidencial sobre o assunto, nem foi interrompido o projecto de revitalização da LAM. O que o Presidente fez foi reiterar uma medida já conhecida, adotada nos primeiros meses da sua governação, como exemplo de responsabilidade fiscal e combate à corrupção.

Published in Sociedade